04 abril 2016

Meus 6 lugares favoritos do mundo (que eu ainda não conheci) #BAEDA

Eu tenho essa mania de ficar montando rotas de viagem. Não só mentalmente, mas no papel mesmo. Pesquiso toda a hospedagem, rotas, preços das coisas no supermercado, passeios pra fazer no tempo que estipulo com meu dinheiro (esse sim imaginário) e acredito verdadeiramente que num dia próximo estarei naquele lugar maravilhoso curtindo o que a vida tem de bom: o inusitado. Imagino que meu estômago não lida bem com toda essa ansiedade, mas fazer o quê né?!

Pensando nisso resolvi escrever um pouquinho pra mostrar alguns dos muitos lugares que eu amo e sinto saudade sem nem conhecer. Aproveitei pra deixar alguns links pra saberem mais a respeito. Espero que gostem:

1) Deserto do Atacama, Chile 


Quando eu fazia um dos meus primeiros roteiros imaginários eu me deparei com a informação de que o Deserto do Atacama, situado na região de San Pedro do Atacama - Chile, tem um dos céus mais bonitos e estrelados do mundo.


Eu nunca fui ligada a entender das coisas do universo. Entender fisicamente, digo, porque eu fico fascinada com tudo que é tão maravilhosamente inalcançável e imensurável. Saber que o céu mais estrelado do mundo estava tão pertinho foi como me apaixonar à primeira leitura. Em condições boas dá pra avistar até 3000 estrelas no céu! 3 MIL! 
Corri pra procurar algumas fotos e, claro, no mesmo momento decidi que lá seria meu lugar preferido do mundo.


Dizem que o Atacama é o local mais árido do mundo (com exceção dos pólos) e  quanto mais eu pesquiso a respeito mais eu me encanto com as possibilidades: tem do deserto clássico de areia a gêiseres, de salares a lagos e montanhas rochosas. E o melhor é que é só uma partezinha pequena do paraíso que é o Chile!

>> 7 motivos para se apaixonar pelo Deserto do Atacama
>> Relato de viagem pelo Atacama recheado de fotos
>> Guia de Santiago e Atacama
>> Como arrumar a mala para o Atacama (para meninas)
>> Relato de viagem recheado de fotos 2
>> Tour Astronômico no Atacama
>> Atacama tem o céu estrelado mais bonito do mundo
>> Fotos do Deserto do Atacama para se apaixonar ainda mais

 2) Bagan, Myanmar (antiga Birmânia)


Tá aí um lugar que meu espírito vibra só de pensar nas possibilidades. Myanmar é um país ali na Ásia, no meio da confusão entre Índia, Bangladesh, Tailândia, Laos, e que tem muita história pra contar. Eu conheci o país e o turismo dele num dos grupos de mochilão do facebook. Li o relato de uma das moças que foi pra lá sozinha e simplesmente percebi que aquele friozinho na barriga era mais um país entrando pra lista de favoritos.

Devido ao longo período de ditadura militar, Myanmar sofreu muito menos influência ocidental do que os outros países do sudeste asiático ao redor, já que só foi aberto ao turismo após 2010. Devido a isso conservou tradições milenares, como o uso do longyi, as pinturas com tanaka e a cultura dos monges budistas. 


Eu gostaria de citar o país todinho como um dos meus lugares favoritos, mas não seria justo com as outras escolhas, por isso elegi Bagan, a cidade dos 2 mil templos (que na verdade são ruínas de mais de 2 mil templos saqueados e destruídos pelo tempo e forças da natureza). Bagan é a parte árida do país e foi capital de diversos reinados birmaneses, carregando dentro de si uma força histórica e religiosa imensa, que se manifesta na cultura de todo o povo.

>> Passeio de Balão em Bagan
>> Bagan: a cidade de mais de 2 mil templos

3) Budapeste, Hungria


Eu já tinha ouvido falar de Budapeste, mas nunca tinha me interessado o suficiente pra pesquisar sobre até, clichê alert!, assistir O Grande Hotel Budapeste. Assim que eu fechei a janelinha daquele filme maravilhoso eu abri o google correndo e comecei a futricar, como diria minha avó.


Escolher Budapeste pra essa lista foi difícil, não porque eu não tenha certeza que já a amo, mas porque a lista é pequena e não caberia colocar Praga, nem Berlim, nem Bratislávia, o que é de partir o coração, pois eu tenho o mesmo sentimento por todas. Budapeste, capital da Hungria, acabou sendo escolhida porque quanto mais eu leio a respeito mais eu consigo me imaginar morando, tendo filhos, levando eles pra passear, sentando numa praça pra observar a movimentação, a arquitetura... ai ai. Sinto que, uma vez na lá, será muito difícil voltar.

Aliás, olha que cidade supimpa: ela é cortada pelo rio Danúbio e um lado se chama Buda e o outro Peste. Não é perfeito?! haha


4) Caverna e lago Melissani, Grécia


Não tenho palavras pra descrever o misticismo desse lugar. Deixe que a foto fale por mim


A caverna Melissani fica na Grécia, mais precisamente, costa leste da ilha de Kefalonia. Na mitologia grega Melissani era a caverna das ninfas, onde a ninfa Melissanthi cometeu suicídio por causa de seu amor não correspondido pelo Deus Pan.

A verdade é que a Grécia tem tanto lugar bonito que Melissani só entrou pra lista no lugar de Santorini ou do Santuário de Delfos por causa da áurea mística que carrega. Estar lá é como estar nos mitos que tanto li e estudei. No mais, acho que tenho uma queda pelo país inteiro, desde a história, política e filosofia até o azul hipinotizante das águas.


5) Cairo, Egito


Minha paixão pelo Egito vem dos tempos do ensino fundamental. Não tem como aprender história antiga e não ter uma queda pelo Egito e por Constantinopla. Eu poderia fazer um combo nesse item e colocar Cairo e Istambul, mas falemos só do primeiro por hoje senão esse post vai ficar do tamanho da Grande Muralha.

Meu desejo de conhecer o Egito é aquele bem clichê mesmo: pirâmides, esfinges, mitologia e deserto. Não tem muito o que falar, sou previsível. (Já deu pra perceber que eu adoro um deserto?!)



6) Tailândia


Quem me conhece devia estar se perguntando porque a Tailândia ainda não tinha aparecido por aqui. Eu conto o porquê: é meu país favorito, eu jamais conseguiria escolher só uma cidade pra representar. Eu sou encantada com a cultura deles, com a religião, com a culinária, com as praias, com os retiros de meditação, com a massagem! Basicamente tudo na Tailândia parece chamar por mim. E eu vou, querida, me aguarde!


A Tailândia é um dos é um dos maiores destinos turísticos do mundo, procurada durante o ano inteiro por gente de todo lado do globo. É exótica, é romântica e é perfeita para quem quer relaxar e comer boa comida (não! a alimentação deles não é baseada em insetos). Os destinos mais visitados são Ayutthaya, Bangkok, Chiang Mai, Ko Phi Phi e Phuket.


É lá que temos o festival das luzes, as mulheres girafas, os elefantes e A Praia daquele filme com o Léo Di Caprio, sabe? A Tailândia é um berço de diversidade que precisa ser conhecida e eu não vejo a hora de chegar a minha vez.

***

Menções honrosas para lugares incríveis como toda a Indonésia e:
>>Iêmen e a ilha de Socrota
>> Cavernas de Mármore, Chile
>> Caño Cristales, Colômbia 
>> Grand Canyon, EUA
>> São Petesburgo, Russia
Bom, esses são só alguns dos meus lugares favoritos pra ir, mas a lista é beeeeeeeeeem mais comprida. Esse é o problema de quem ama viajar: é muito mundo pra pouco tempo/dinheiro.

E vocês? Quais são os seus lugares dos sonhos? Me contem nos comentários.

3 comentários:

  1. Adorei suas escolhas, lugares belíssimos e com muito a nos mostrar. Meu até vontade de fazer uma lista assim... de lugares que gostaria de conhecer...

    http://blogpaginasembranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz!!! Faz sua lista e me manda o link porque vou amar conhecer seus lugares dos sonhos! <3

      Excluir